terça-feira, 2 de abril de 2013

Crendices e superstições cristãs. A existência de uma parte folclórica na teologia popular em todas as denominações cristãs (Parte IV)


Ou seja, “os restantes” são aqueles que “obedecem aos mandamentos de Deus e são fiéis a Jesus” onde se encontram! Embora o Senhor Espírito guie o pecador a “toda a verdade” (Jo 16:13), isto não significa que todos os pecadores selados por Deus passem pelo mesmo processo padronizado de santificação pela verdade. Quero dizer, como todos somos diferentes, a santificação do caráter e da vida não ocorre da mesma maneira em todos os santos! Não estou relativizando a obra de Deus, mas desmistificando o que certas denominações cristãs dizem sobre a obra de Deus. Fazer parte do “corpo de Cristo” (I Co 12:27) não é o mesmo que ser membro de uma denominação cristã específica e manifestar uma conduta que esteja (pelo menos aparentemente) em harmonia com seu manual e/ou seu credo , mas sim andar “de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. (...) E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor. Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Ef 4). O ideal divino sempre foi de um salvo fazer uma geração de salvos para salvar os perdidos! No entanto, não se deve confundir o ideal divino com a realidade que Ele tem diante de Si! Se Ele não consegue ter um povo inteiro, uma denominação cristã inteira em harmonia com Seus propósitos e Leis, Deus espalha Seus fiéis e alcança Seus propósitos, mesmo longe do Seu ideal! A estratégia ideal de Deus é a que dá certo na prática, e não as muitas doutrinas cristãs e bíblicas que são teoricamente seguidas por instituições religiosas, mas que estão destituídas do amor a Deus que gera submissão racional como a de Abel e compromisso diário com o próximo como o da igreja primitiva (cf. At 2:42-47)! Claro, seria perfeito e sem dúvida que Jesus merece ser o cabeça de uma denominação cristã assim, mas, infelizmente, ela não existe!  Porém, a inexistência de uma igreja visível com essas características não impede a realização dos propósitos divinos, pois Sua Igreja Invisível, composta por membros que Ele muito bem conhece, espalhada por muitas culturas e religiões, famílias e regiões, essa instituição divina que tem como fundamento a Rocha que é Jesus e o cabeça que também é Jesus, esta sim é a Igreja  Remanescente, a qual sempre esteve aberta (ainda que invisivelmente aos olhos humanos), sempre existiu desde Adão e Eva e sempre existirá até a volta de Cristo, mesmo no atual período laodiceano (cf. Ap 3:14-22), mesmo dormindo como as cinco virgens sonolentas muito embora chamadas prudentes (cf. Mt 25:1-13)! Aliás, esta parábola do Senhor Deus-Homem sublinha o que estamos estudando, uma vez que todas as mulheres dormirão, ou seja, todas as denominações cristãs vacilarão, inclusive “os restantes”, a Igreja Invisível! Isto só nos mostra a impossibilidade da existência de uma única denominação correta (não me refiro ao corpo doutrinário, já que o mais importante é a prática dos membros da denominação!)! Jesus ilustrou o fim do tempo do fim (momentos antes da vinda do Noivo) profetizando ou revelando o futuro para Seus fiéis – “dentre todas as possíveis igrejas que estarão dormindo o sono da falta de vigilância, o sono da natureza pecaminosa, o sono da espera, entre elas Eu tenho meus dormentes, mas prudentes por sua santificação”. “Os restantes” ou a Igreja Invisível ou a Igreja Remanescente estão representados pelas cinco mulheres sonolentas que se preocuparam com o caráter santificado pelo Espírito Santo mais do que com os rotineiros costumes religiosos, a despeito de todas elas parecerem iguais, precipitadamente falando! Portanto, afirmar que uma denominação cristã são “os restantes” de Apocalipse 12:7 não está em harmonia com o raciocínio bíblico.

Essa crendice também está relacionada com a próxima:


“Um profeta verdadeiro só está presente numa única denominação e esta é necessariamente cristã e esta é necessariamente a descendência da mulher de Apocalipse 12” (Hendrickson Rogers)

Acompanhe esta pesquisa:
1ª parte, 2ª parte e 3ª parte.

Aguardem o próximo tópico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe com os seus o que lhe interessa!

PDF e/ou impressão:

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Envie este artigo para seus seguidores!

Locais dos Estudantes de hoje:

podcasting