quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Pode haver amizade entre um homem e uma mulher?


Existem opiniões diferentes sobre a possibilidade de uma amizade verdadeira entre um homem e uma mulher.
A impossibilidade de uma amizade entre um homem e uma mulher normalmente é atribuída à tendência masculina de sentir atração física ou sexual pela mulher, no caso, pela amiga. Porém, isto também pode acontecer com as mulheres, além da facilidade delas em se envolverem afetivamente e romanticamente com o sexo oposto. Elas podem passar a desenvolver um sentimento afetivo ao se sentirem ouvidas, interessantes e valorizadas pelo amigo homem. Portanto, risco de envolvimento amoroso, os dois têm, tanto o homem quanto a mulher. Uma amizade com o sexo oposto pode ser possível, mas dependerá exclusivamente das duas pessoas e dos sentimentos envolvidos. Duas pessoas do sexo oposto podem se aproximar e começar uma amizade por afinidades (de ideias, de atividades, profissão, hobbies) sem necessariamente sentirem atração física ou interesse romântico um pelo outro. 
Podem manter uma amizade com base na cumplicidade apenas das trocas de ideias, interesses em comum e subsistindo por um carinho fraternal. Alguns amigos do sexo oposto se ajudam, inclusive, em suas conquistas amorosas, sendo confidentes, conselheiros e ouvindo os lamentos do amigo ou amiga com relação a uma decepção amorosa. O fundamental é que ambos tenham clareza dos seus próprios sentimentos e dos sentimentos do outro para que não se frustrem e não decepcionem o outro no relacionamento de amizade.

Se o homem ou a mulher percebe que sente atração física ou interesse romântico pelo outro e não é correspondido (a), é preciso avaliar o quanto será possível e saudável para si mesmo (a) manter um relacionamento sem poder se envolver de forma amorosa e correndo o risco, ainda, de ter que lidar com o envolvimento do amigo ou da amiga com outra pessoa. Ou, caso perceba que o amigo ou a amiga sente ou demonstra algum interesse, é importante deixar claro o seu objetivo no relacionamento para que este sentimento do amigo ou da amiga não seja alimentado e para que ele (a) tenha a possibilidade de avaliar o quanto será boa a continuidade desta relação de amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe com os seus o que lhe interessa!

PDF e/ou impressão:

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Envie este artigo para seus seguidores!

Locais dos Estudantes de hoje:

podcasting