quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O Plano da Redenção para os anjos - Apêndice


Apêndice Quais as opções dos anjos rebelados? Estariam eles destinados a vagar sem destino por um universo vazio de vida, sendo o Céu a única exceção? Ou senão permanecer na Terra “vazia” e possivelmente deformada por eles mesmos antes da criação? Ou existe vida em outros planetas e Satanás os alvejou tentando deformá-los também? Onde o originador do mal arrumou experiência para obter tamanho êxito na tentação que realizaria tempos depois no Éden? Só essas indagações já atiçam nosso raciocínio, não acha? E quando eu procuro as respectivas respostas bíblicas, aí é que meus pensamentos são conduzidos para fora de nossa realidade terrena sombria! Analise comigo. “Então, lhes propôs Jesus esta parábola: Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” (Lc 15:3-7). Não querendo fundamentar uma crença numa ilustração (parábola) contada pelo Senhor, mas em nível de hipótese, poderia Jesus está Se referindo a outros mundos habitados, porém não caídos? Afinal, não foi apenas uma ovelha que se desviou, mas logo as duas ovelhas primitivas criadas – Adão e Eva! Perceba a ênfase de Cristo ao repetir essa ideia de que somente um, dentre alguns, que se perdeu e mais tarde foi achado: acontece com apenas uma dentre cem ovelhas, com a única dracma perdida e com o único filho pródigo (cf. Lc 15: 8-32)! É claro que a intenção de Jesus com essas três ilustrações também era enfatizar o “júbilo no céu por um pecador que se arrepende”. Mas, certamente os personagens não caídos de cada uma das parábolas representam “justos que não necessitam de arrependimento”, ou seja, que não pecaram! Sendo assim, como “não há justo, nem um sequer” (Rm 3:10) em nosso planeta (a não ser os que precisaram passar pelo arrependimento), esses justos das parábolas não são terráqueos e mais – são a maioria! Embora a última das três apresente uma proporção de meio a meio, as primeiras duas explicitam 99% e 90%, respectivamente, a quantidade de não perdidos ou não desviados. Talvez a parábola do Pai misericordioso, mais conhecida como a do filho pródigo, evidencie as duas únicas opções, os dois únicos caminhos que os filhos de Deus sempre possuíram, enquanto as duas primeiras exploram a ideia de que a minoria dos filhos de Deus espalhados pelo universo é que se desviou dEle, apesar de isso não fazer a menor diferença para o amante “Pastor” e a preocupada e incansável “Dona de casa”! Como eu escrevi, não quero me basear numa parábola para crer que há vida superior e justa em outros planetas, de modo que vou abordar textos mais literais na busca pelas respostas. Retornemos a Jo 1:6 - “Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante JAVÉ, veio também Satanás entre eles”. Já analisamos uma possível linguagem metafórica presente no texto. Vamos avaliar agora se todo ele foi construído desse modo ou se há algo de literal nele. A expressão “os filhos de Deus” tem sido interpretada por alguns estudiosos das Escrituras como se referindo aos anjos de Deus. De fato, ainda no livro de Jó encontramos: “quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus” (38:7). As estrelas são um belo símbolo para os anjos conforme os profetas Judas (Jd 6 e 13) e João (Ap 1:20 e 12:4). No entanto, afirmar que “todos os filhos de Deus” se resumem aos anjos é um tremendo desconhecimento bíblico! Observe os textos seguintes e tente encontrar os anjos: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5:9). “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8:16); “vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram” (Gn 6:2). “Cainã, filho de Enos, Enos, filho de Sete, e este, filho de Adão, filho de Deus” (Lc 3:18). “E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor e disseram: Verdadeiramente, este era o Filho de Deus.” (Mt 27:54, ARC). Ora, se o Senhor Jesus, Paulo, Moisés e Lucas chamam seres humanos, e não apenas os anjos, de “filhos de Deus”, devemos investigar quem são aqueles que recebem esse título em Jó 1:6!

Alguns detalhes no texto que eu julgo reveladores: Talvez o que temos ali em Jó 1:6 e 7 seja o seguinte: a) representantes de mundos criados por Deus chegando até JAVÉ por meio de anjos não caídos; b) representantes de mundos criados por Deus chegando até JAVÉ por eles mesmos, exceto no caso de Satanás que perdera o privilégio de permanecer no Céu. Que o anjo rebelde representa nosso planeta em vez de um ser humano, isto se deduz de textos como: “Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra"” (Gn 1:28, NVI). “Tomou, pois, Deus Jeová ao homem, e pô-lo no jardim do Éden para o cultivar e guardar” (Gn 2:15, Sociedade Bíblica Britânica). “Eles, porém, como Adão, transgrediram o pacto” (Os 6:7, Imprensa Bíblica). “Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo” (Jo 12:3, NVI). “Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe do mundo; ele nada tem em mim” (Jo 14:30, SBBri). O próprio Deus encarnado reconheceu o principado de Satanás, o adversário que o usurpou do homem após derrota-lo no Éden. E o preocupado príncipe deste mundo levou a JAVÉ seu “dilema” a respeito de Jó (ou teve sua mensagem levada por um anjo não caído) confirmando inclusive sua área de atuação e jurisdição: “Perguntou Jeová a Satanás: Donde vens? Respondeu Satanás a Jeová: De rodear a terra, e de passear por ela” (Jó 1:7, idem). Se JAVÉ tiver feito a mesma pergunta receptiva aos “filhos de Deus”, o que será que Ele ouviu? A mesma resposta do anjo rebelde? Talvez cada um tenha mencionado sua área de atuação também, seu planeta, seu dilema legítimo ou seu louvor... Embora as Escrituras não esclareçam esse tema pra gente, elas deixam em evidência a possibilidade de que os “filhos de Deus” se refiram a outras criaturas além dos anjos! Aliás, se os seres humanos caídos e em seguida redimidos puderam viajar da Terra ao Céu, como por exemplo Enoque, Moisés, Elias e os 24 anciãos do Apocalipse, que dizer de seres tão perfeitos quanto os anjos não caídos que habitam esse vasto universo criado por Deus? A Bíblia me permite imaginar a liberdade dessas criaturas racionais e poderosas, desses “filhos de Deus” extraterrestres e extracelestes que certamente escolheram confiar em e obedecer a Deus, assim como o primeiro casal teve sua chance! Talvez a liberdade deles tenha sido provada e seu destino escolhido da mesma maneira que no jardim do Éden, aqui em nosso planeta. Deus pode ter permitido a viagem de Satanás até Seus outros planetas criados, após a expulsão dele do Céu e antes da criação na Terra. E esses “filhos de Deus”, em vez de comer do fruto proibido, decidiram escutar Seu Criador e submeter sua vontade a dEle! São possibilidades bíblicas. (Hendrickson Rogers)

Estude toda esta pesquisa em 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte e 4ª parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe com os seus o que lhe interessa!

PDF e/ou impressão:

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Envie este artigo para seus seguidores!

Locais dos Estudantes de hoje:

podcasting