quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Como poderia haver dia e noite (dias normais) sem o sol nos primeiros três dias da Criação?

De acordo com Gênesis 1, o sol só foi criado no quarto dia. Como poderia haver dia e noite (dias normais) sem o sol nos primeiros três dias?
 Respostas
1.      Mais uma vez, é importante que deixemos a linguagem da palavra de Deus falar-nos. Se olharmos para Gênesis 1 sem nenhuma influência exterior, como temos vindo a mostrar, cada um dos seis Dias da Criação aparece juntamente com a palavra hebraica yom ligada a um número e à frase “tarde e manhã”. Os primeiros três dias são escritos da mesma forma que os três dias seguintes. Então, se deixarmos a linguagem falar-nos - todos os seis dias eram normais dias terrestres.
2.      O sol não é necessário para o dia e a noite! O que é necessário é luz e uma Terra que rode. No primeiro dia da Criação, Deus fez a luz (Gênesis 1:3). A frase “tarde e manhã” certamente implica uma Terra em rotação. Portanto, se tivermos luz de uma determinada direção e uma Terra a rodar, pode haver dia e noite.

De onde é que a luz veio? Não nos é dito, mas Gênesis 1:3 indica certamente que foi criada uma luz para providenciar dia e noite até que Deus fizesse o sol no quarto Dia para reger o dia que Ele criou [ou era a própria luz do sol, leia O sol e o “haja luz”]. Apocalipse 21:23 diz-nos que um dia o sol já não será necessário, pois a glória do Senhor iluminará a cidade de Deus. Talvez uma razão para Deus o fazer desta maneira, tenha sido para mostrar que o sol não tem na criação a proeminência que as pessoas tendem a dar-lhe. O sol não fez nascer a Terra como as teorias evolucionistas postulam; o sol foi a ferramenta de Deus para reger o dia que Deus fez (Gênesis 1:16). Através dos tempos, pessoas como os egípcios, adoraram o sol. Deus avisou os israelitas, em Deuteronômio 4:19, para não adorarem o sol como faziam as culturas pagãs à volta deles. Deus mandou-lhes que adorassem o Deus que fez o sol - não o sol que foi feito por Deus. As teorias evolucionistas (a hipótese do 'big bang' por exemplo) declaram que o sol surgiu antes da Terra e que a energia do sol sobre a Terra, acabou por dar lugar à vida. Tal como nas crenças pagãs, o crédito pela maravilha da criação é dado ao sol. É interessante comparar as especulações da cosmologia moderna com os escritos de Teófilo, um dos pais da igreja primitiva: “No quarto dia, as luminárias surgiram. Dado que Deus tem conhecimento prévio de tudo, Ele entendeu o absurdo dos insensatos filósofos que iriam dizer que as coisas produzidas na Terra surgiram das estrelas, para poderem por Deus de lado. Para que a verdade fosse demonstrada, as plantas e as sementes foram criadas antes das estrelas. Porque o que surge mais tarde, não pode causar o que é anterior a ele." 

Fonte: Answersingenesis.org. Adaptação dos idiomas português (POR) e português (BRA) por Hendrickson Rogers.

NOTA: Embora não existam provas convincentes, alguns creem no fim do sol: O esfriamento do sol. Vejo dois grandes problemas (no contexto da cosmologia criacionista) na afirmação de que o sol irá deixar de existir:  a) o sistema solar onde nosso planeta está inserido deixaria de existir, e a "nova Terra" como existiria? b) o sábado santo de JAVÉ está fisicamente ligado ao sol, e a Bíblia nos informa que esse dia separado por Deus continuará a existir (Is 66:23)!! Hendrickson Rogers

4 comentários:

  1. "O sol não é necessário para o dia e a noite". Eita, o teu deus Yavé é tão burro que teve que criar uma luz artificial pra depois descobrir que o sol seria melhor ?....vcs defendem o indefensável...admita que a Biblia não é para o nosso tempo, serviu um dia sim, mas é óbvio que são palavras humanas e não serve para os dias atuais nem para um guia moral, aliás, nem para a história.

    ResponderExcluir
  2. Lamento sua atrofiação espiritual, mental e moral, Junior. Oro para que JAVÉ, o Salvador dos pecadores, consiga tirar a pedra dentro de seu peito, colocando um coração de carne, de filho submisso e livre! Imagina o mundo sem o sexto mandamento da Lei imutável, por exemplo... Deus lhe ama muito. Converse com ele usando seu raciocínio e depois escute-O através da Bíblia, é o meu apelo!

    ResponderExcluir
  3. Quem é Lillith, citada em Izaias 34:14?

    ResponderExcluir

Compartilhe com os seus o que lhe interessa!

PDF e/ou impressão:

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Envie este artigo para seus seguidores!

Locais dos Estudantes de hoje:

podcasting